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Artigo 1.687 - Internet das Coisas é tendência de marketing para os próximos anos, por Mário Almeida
Mário Almeida

Se você assistiu a trilogia "Matrix" e ficou impressionado com a inteligência das máquinas e como os recursos computacionais forneciam informações estratégicas em tempo real, prepare-se: em um futuro não muito distante o mundo irá presenciar, até mesmo em ambientes empresariais, cenários parecidos com os desses filmes.

A internet das coisas não é um aparelho específico, e sim um novo contexto tecnológico que envolve computação e comunicação. O conceito que conhecemos de internet mudou, portanto, aquela ideia de que ela é uma rede de computadores já se tornou ultrapassada. Smartphones, tablets, televisores, videogames e carros, dentre outros, já estão ligadas à rede, mas em breve praticamente tudo será assim.

É isso mesmo! Todos os objetos estarão conectados, emitindo e recebendo diferentes informações, criando assim um ambiente inteligente que facilitará a vida das pessoas e empresas. O que faz com que isso seja possível é a combinação de várias tecnologias disponíveis como RFID (identificação por rádio frequência), as redes sem fio, mobilidade crescente, protocolo de internet IPv6, computação em nuvem, big data, etc.

As oportunidades de negócios serão infinitas devido ao conhecimento aprimorado sobre os consumidores. O que possibilitará às empresas criarem novos produtos e serviços alinhados com as expectativas e desejos de cada público, bem como desenvolver novas formas de relacionamento e comunicação. Ou seja, teremos uma verdadeira transformação nas estratégias de marketing.

Os profissionais dessa área terão que se acostumar com um ambiente totalmente integrado, orgânico, mensurável e repleto de informações em tempo real. Nele a tecnologia da informação caminhará lado a lado com o marketing. Já não haverá um limite entre o online e offline, o que promoverá a extinção deste conceito, afinal, os 4Ps (produto, preço, praça e promoção) estarão no meio digital, bem como as oportunidades e ameaças também.

Tudo estará conectado às mídias sociais e aos novos meios de comunicação inteligentes. Vale, como exemplo, o case Bonafont, que desenvolveu uma geladeira que "tuíta" quando o consumidor abre o eletrodoméstico para beber água. Assim, outras pessoas são avisadas para consumirem água também, ao mesmo tempo em que ocorre a lembrança da marca. Já a Apple firmou parceria com a Nike para instalar chips em tênis de corridas, que vão monitorar os exercícios físicos, além de possibilitar integrações com as redes sociais, outras mídias digitais e objetos.

Muitos empreendimentos se tornarão inteligentes. Casas de shows, bares e restaurantes poderão ajustar as músicas de acordo com a preferência do público presente, o qual receberá em seu dispositivo móvel músicas extras do local para compartilhar com os amigos.

Essa é uma transformação sem volta e estamos vislumbrando apenas a ponta do iceberg. As novas gerações já estão acostumadas com essa realidade altamente conectada e empresas como Intel, Cisco, LG, Samsung e Sony estão investindo cada vez mais nessa nova era. Cabe a você acompanhar e compreender essas mudanças, identificar caminhos para se aproximar cada vez mais de seu público, facilitar a vida dele com produtos inovadores e assim gerar valor para o seu negócio.

Publicado em: 30/01/2014

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