ISSN: 1678-4006
MHEscritórios

Quarta-Feira, 19 de Junho de 2019, 03:44:52


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 

 
 
Artigos

Artigo 1.659 - Bem vinda, Tecnologia! Como os recentes avanços estão mudando o mundo da pesquisa – E por que isso é bom, por Narayana Andraus
Narayana Andraus

Pilhas de papéis e estoques físicos lotados de questionários estão com os dias contados nos institutos de pesquisa. Os tablets chegaram para ficar e transformar a forma de se coletar dados.

À primeira vista, o apoio da tecnologia parece trazer os benefícios óbvios como a rapidez na geração de informação, no seu armazenamento e na sua transmissão. Sem contar o requinte que está por trás do aparelho de última geração tão cobiçado – "ah, está tão chique essa pesquisa", dizem os clientes. Porém, a simples substituição do questionário de papel pelo tablet vai muito além da agilidade e requinte.

Vamos imaginar, por exemplo, um teste em que produtos diferentes devem ser usados de formas diferentes e por pessoas diferentes. Com o tablet podemos rastrear os produtos entregues e cruzar com as informações de perfil do entrevistado, o que dará a certeza que cada um atingiu o seu destino certo. Além disso, é possível fotografar tais produtos ou utilizar códigos de barra e QR Codes para evitar de vez qualquer erro nas entregas.

Um questionário aplicado em tablet permite também minimizar a influência do fator humano sobre o processo de coleta de dados. Equívocos no preenchimento, não observância das instruções e erros de julgamento, por exemplo, todos passíveis a qualquer entrevistador, são evitados no momento em que a programação do questionário em tablet, assim como na pesquisa online, automatiza o seu fluxo.

Além disso, a tecnologia ajuda a evitar fraudes e falicita o trabalho de verificação das entrevistas, uma vez que os dados são disponibilizados em tempo real e já no início de uma pesquisa torna-se possível identificar inconsistência nas informações que apontem para uma falha na qualidade da coleta.

E mais do que otimizar o controle do processo de pesquisa, os tablets atraem as pessoas, aumentando a disposição dos consumidores em responder às entrevistas. Em lugar de um longo questionário em papel, tantas vezes rejeitado pelo público, a entrevista por tablet permite a interação do respondente por meio de imagens, vídeos e do próprio uso do aparelho. Temos observado inclusive que pesquisas aplicadas em ambos os formatos tendem a revelar maior nível de engajamento do respondente quando o eletrônico é utilizado.

Por todos esses motivos, a mudança na coleta de informações parece mesmo ser um caminho sem volta, o que é bom para toda a cadeia de pesquisa. Informações mais acuradas, contratantes satisfeitos, entrevistados e entrevistadores em harmonia. Adeus às pilhas de papel! O meio ambiente agradece.

Publicado em: 03/12/2013

Confira os comentários já feitos para este artigo:

 
VAGAS

  

VAGAS

CURRÍCULOS

Banner Rigel Botão Branco

Banner Guia Botão

Fundação Abrinq

Banner Call To Call Cotações

Banner Call To Call Cursos

Banner Call To Call sistema


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


 GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

Sistema Call To Call - 11 5579-0341

Website criado por interAmplitude