ISSN: 1678-4006
MHEscritórios

Domingo, 18 de Agosto de 2019, 18:05:14


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 

 
 
Artigos

Artigo 1.629 - O que é e o que significa para as empresas a Transformação Digital, por Ricardo Fisch
Ricardo Fisch

Algo mudou. Ou tudo mudou? Os hábitos de comunicação e o uso da tecnologia da informação evoluem gradualmente, mas, muitas vezes, realizam saltos. Como aquele provocado pela internet e que agora potencializa as denominadas tecnologias digitais.

Um número crescente de pessoas utilizam telefones inteligentes e tablets com conteúdos multimídia. Sempre conectados em todo lugar e momento, interagem com aplicações disponíveis em nuvem, tanto para atividades profissionais quanto sociais.

Possuem acesso a grandes volumes de informação, estruturada e não estruturada, além de interagir nas redes sociais e empresariais ou interempresariais. Colaboram, contribuem, selecionam, criticam, avaliam, interagem e recebem informação em qualquer parte do mundo.

Essas significativas mudanças na experiência e posicionamento do usuário impactaram as organizações profundamente e seu efeito ainda repercutirá de forma transformadora por muitos anos. As companhias líderes e as mais inovadoras, incluindo os novos no mercado, tiram proveito desse cenário que modifica os processos empresariais e até o próprio modelo de negócio.

Segundo a Harvard Business Review, 77% das companhias veem oportunidades de criar diferenciais competitivos de maneira expressiva com estas novas tecnologias até 2015. Não fazer nada é uma opção que traz sérios riscos. De acordo com outro estudo da Gartner, as organizações que ignorarem o impacto combinado destas forças (mobilidade, redes sociais, cloud e big data) serão substituídas por aquelas que possam movimentar-se por esse espaço mais rapidamente visto a aceleração das mudanças.

Para aglutinar todas essas novas tecnologias que se transformam a cada segundo, o Grupo ASSA criou um modelo de Digital Business Transformation (DBT), proposta para ajudar seus clientes aumentar as oportunidades apresentadas hoje pela economia digital. O método combina disciplinas de transformação empresarial com soluções especializadas por área de atuação.

O que inclui o DBT

•Estratégia Digital: métodos de descobrimento interdisciplinar para criar e priorizar as oportunidades de transformação. Organiza a integração de novas tecnologias com os sistemas de operação, em Roadmaps de evolução digital. Alinha as iniciativas digitais com as estratégias nos negócios da organização.

•Gestão da Transformação: combina o gerenciamento de processos, gestão das pessoas e administração de mudanças na organização. Inclui a gestão de valor, por meio de modelos quantitativos para planificar e capturar os benefícios econômicos e operacionais das iniciativas.

•Tecnologias digitais e empresariais integradas: aplicações específicas por setores da economia, combinando modalidade, cloud, novas plataformas de intercâmbio eletrônico, redes sociais e big data; adaptação e integração dos sistemas empresariais para suportar os novos processos.

Desafios da Transformação Digital

Aproveitar as oportunidades da Economia Digital também apresenta desafios:

•Alinhar essas iniciativas de acordo com a estratégia de negócios. Definir prioridades e sequências para maximizar o valor;

•Refazer os processos de negócios, adequando-os às novas possibilidades das tecnologias;

•Avaliar e administrar o impacto na organização e nas pessoas, suas funções e habilidades pessoais e de colaboração;

•Combinar e integrar as novas tecnologias digitais com os sistemas empresariais sobre os quais se apoia a operação;

•Adaptar os sistemas para afrontar os novos desafios e poder cumprir com as promessas e níveis de serviço requeridos neste novo ambiente;

•Administrar o valor criado, planificando, planejando e monitorando o impacto econômico destas iniciativas

Transformação digital segundo o mercado

As mudanças atingiram não apenas a experiência do usuário, mas também seu poder, sua posição em relação aos produtos, serviços, marcas e empresas. Sua experiência e opinião podem ser difundidas e compartilhadas com milhões de pessoas em segundos.

Apresentam-se elementos em comum, mas também cenários particulares em algumas áreas, que precisam de soluções especializadas. Como exemplo, cito algumas oportunidades de transformação digital em certos setores:

•Varejo: incrementar vendas através de canais eletrônicos, combinando plataformas de e-commerce potencializadas com aplicações móveis para vendedores, equipes de marketing e usuários finais. Aproveitar tanto as redes sociais internas para a colaboração no desenvolvimento de produtos, campanhas e vendas, quanto externas, capturando tendências e opiniões dos consumidores.

•Bens de Consumo: melhorar o controle das promoções e campanhas, por meio de aplicações especializadas em Cloud. Potencializar a colaboração e comunicação com seus distribuidores.

•Serviços Financeiros: integrar a relação multicanal com clientes, aproximando-os das aplicações móveis, integrando o CRM em todas as operações. Colaborar nas redes entre filiais, facilitando o lançamento e suporte de novos produtos.

•Saúde: incrementar a efetividade da força de vendas; melhorar a comunicação com as instituições de saúde, com o médico e com o paciente. Reformular funções essenciais para o prontuário médico eletrônico, rastreamento de medicamentos e dispositivos médicos.

•Recursos Naturais: aumentar a utilização dos ativos, otimizando o uso de recursos estratégicos para especialistas em manutenção, por meio de aplicações móveis e de colaboração com os técnicos no campo.

Publicado em: 27/09/2013

Confira os comentários já feitos para este artigo:

 
VAGAS

  

VAGAS

CURRÍCULOS

Banner Rigel Botão Branco

Banner Guia Botão

Fundação Abrinq

Banner Call To Call Cotações

Banner Call To Call Cursos

Banner Call To Call sistema


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


 GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

Sistema Call To Call - 11 5579-0341

Website criado por interAmplitude