ISSN: 1678-4006
MHEscritórios

Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019, 04:35:48


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 

 
 
Artigos

Artigo 1.625 - E-Commerce: dicas para obter uma margem de lucro saudável, por Tiago Baeta
Tiago Baeta

O e-commerce é como um enorme território onde as lojas buscam seu espaço – no caso, clientes. Para se destacar entre a concorrência e a aumentar as vendas, muitos apelam para promoções que chegam até a comprometer a própria sobrevivência.

A margem de lucro é um fator determinante para a existência da maioria das empresas. Entretanto, é a ponta de um iceberg que inclui diversos fatores preponderantes para que as vendas ocorram em maior número ou com grande rentabilidade. Estratégia, negociação com fornecedores, melhores taxas financeiras, frete, brindes. Tudo isso gera números favoráveis, mas se uma empresa quer atingir uma margem saudável precisa seguir à risca alguns mandamentos:

Planejamento – Uma empresa que é aberta sem cuidado tem grande chance de dar errado. Não basta contratar os melhores fornecedores do mercado ou gastar fortunas em marketing. Um bom plano estratégico e de negócios elaborado após estudo completo de mercado, público-alvo, dentre outros, é o primeiro passo e fundamental para o sucesso do negócio, e deve ser seguido à risca.

Precificação – Preços baixos podem gerar mais vendas, mas não significa sempre maior lucro. Além de reduzir o ganho com o produto, um número maior de vendas gera maiores gastos com logística e frete. Para precificar o produto, é necessário pesquisar itens como fornecedores, concorrentes, frete, estoque e demanda. Só assim é possível determinar um preço adequado para a margem de lucro e que seja também atrativo para o cliente.

Marketing – Equivocadamente, muita gente acha que, para abrir uma loja virtual, basta colocar o site no ar e automaticamente as pessoas começarão a comprar. Não há milagre nem segredo. Investir em divulgação é necessário para atrair clientes, e no meio digital há vários canais para isso: e-mail marketing, redes sociais, banners, links patrocinados, Google Adwords etc. Basta identificar qual modalidade traz maior retorno sobre investimento (ROI).

Logística – Possuir a estrutura adequada para a logística é muito importante em toda a cadeia, desde a procura por fornecedores até o recebimento do produto pelo cliente final. Fornecimento, estoque e despacho são itens diretamente relacionados à precificação do produto e consequentemente à margem de lucro. Uma boa estrutura permite reduzir ou cancelar o frete do produto, atraindo mais clientes. Respeitar o prazo de entrega também é requisito básico.

Atendimento – O atendimento diferenciado é um grande passo para a fidelização do cliente. Um consumidor fiel e satisfeito significa novas compras, já que ele prefere adquirir um produto naquela loja, mesmo que seu preço seja um pouco acima da concorrência. Mais do que isso, ele a recomenda a novos clientes. Caso o empreendedor não tenha condições ou estrutura para prestar o devido atendimento, pode investir na contratação de um serviço especializado.

Publicado em: 18/09/2013

Confira os comentários já feitos para este artigo:

 
VAGAS

  

VAGAS

CURRÍCULOS

Banner Rigel Botão Branco

Banner Guia Botão

Fundação Abrinq

Banner Call To Call Cotações

Banner Call To Call Cursos

Banner Call To Call sistema


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


 GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

Sistema Call To Call - 11 5579-0341

Website criado por interAmplitude