ISSN: 1678-4006
MHEscritórios

Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019, 15:11:08


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 

 
 
Artigos

Artigo 1.548 - O futuro chegou depressa e trouxe novas tecnologias de interação, por Wagner Oliveira
Wagner Oliveira

Há algumas décadas, havia muitas especulações de como seria o século XXI. Existia uma curiosidade enorme dentro de cada um de nós sobre como as máquinas seriam, se os carros voariam, se os robôs fariam parte das nossas vidas.

E, quando menos percebemos, o futuro chegou e virou o nosso presente. A tecnologia invadiu nossas casas e faz parte do dia a dia de uma forma tão natural, que as novas gerações encararão tudo com muita naturalidade. E assim, as inovações serão uma constante.

A interatividade, por exemplo, é algo que está muito presente no nosso cotidiano e tem aumentado a qualidade de vida das pessoas sem elas perceberem. Essa interação é fundamental para ter sempre o que as pessoas desejam, afinal a tecnologia da informação não é um fim, mas é o meio para nos levar a algum lugar.

Acredito que cada vez mais as personalizações serão inevitáveis e a interação da tecnologia é importante para atender a esse nicho. E esse mercado só tende a crescer. Novas tecnologias são equipadas por alguns dispositivos que enviam dados e recebem informação de forma simultânea, agilizando os processos de retorno de respostas, possibilitando, em alguns casos, a intervenção do indivíduo no fluxo de qualquer ação. E isso acontece ao contrário do cinema e do rádio, onde os conteúdos são unidimensionais e o fluxo da informação possui uma única direção.

Não é de hoje que as tecnologias interativas vêm modificando o mundo, um exemplo são os carros, que podem vir com computador de bordo e celular. E, assim, nos perguntamos: como vivíamos antes do smartphone?

Isso tudo é um caminho sem volta, felizmente. E, sem percebermos, a tecnologia nos auxilia, inicialmente, como diversão, mas logo enxergamos algo que pode ser aplicado no mundo corporativo, que ainda está carente de ferramentas de gestão.

As novas tecnologias, relacionadas a uma revolução informacional, oferecem uma infraestrutura de comunicação que permite a interação em rede de seus integrantes. Numa rede, no entanto, geralmente são descartados modelos em que haja uma produção unilateral das informações que serão somente repassadas aos outros terminais de acesso. Este modelo é considerado reativo e não interativo e aparece mesmo na internet, disponibilizados pelos conhecidos portais, e agências midiáticas que disponibilizam suas informações e serviços pela Internet tão somente.

Cada vez mais inteligentes, essas tecnologias fazem a diferença entre as empresas, que ao usarem as técnicas de marketing de forma adequada, irão gerar uma nova experiência para o usuário corporativo. Assim, os filmes de ficção científica estão cada vez mais próximos das empresas.

Para exemplificar, vamos pensar na seguinte situação: um consumidor passeia de madrugada pela avenida Paulista, uma das principais de São Paulo. Ele vê um terno em uma vitrine e, nesse momento, decide comprá-lo e receber na sua casa no dia seguinte, mesmo com a loja fechada. Isso já é possível devido a totens desenvolvidos para terem essa interação com os consumidores.

Com certeza, isso revolucionará o varejo, já que um shopping center, por exemplo, pode ficar aberto 24 horas e permitir que as pessoas comprem nos momentos de maior conveniência para elas.

Além disso, os totens podem ser usados nos restaurantes, para vender pacotes turísticos, com uma experiência totalmente diferente. Jantando com a esposa, é possível ver os lugares do mundo que gostaria de conhecer, escolher o melhor pacote e comprar naquele mesmo momento. Isso é tecnologia interativa e é um caminho sem volta.

Estamos passando por uma revolução na informação. De que vale ter um computador a bordo do veiculo se não for para gerar economia de combustível e dar segurança? Afinal, com esses serviços agregados o carro passa a ser um detalhe e o principal é segurança do motorista e de sua família.

A mesma analogia pode ser feita no mundo corporativo, ou seja, temos sempre que transformar informação em inteligência. O futuro depende muito das empresas inovadoras, que desejam revolver seus desafios dos negócios buscando inovar e transformando tudo isso em receita para ela. Antes a frase era "navegar é preciso", mas com advento da internet hoje é " inovar é preciso", já que é fundamental transformar informação em inteligência.

A interatividade é importante para todos e eu acredito que o produto físico precisa cada vez mais de serviço agregado, que pode ser um grande diferencial. Assim, ganham as empresas e seus clientes, que passam a ter a agilidade e inteligência caminhando lado a lado.

Publicado em: 20/05/2013

Confira os comentários já feitos para este artigo:

 
VAGAS

  

VAGAS

CURRÍCULOS

Banner Rigel Botão Branco

Banner Guia Botão

Fundação Abrinq

Banner Call To Call Cotações

Banner Call To Call Cursos

Banner Call To Call sistema


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


 GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

Sistema Call To Call - 11 5579-0341

Website criado por interAmplitude