ISSN: 1678-4006
MHEscritórios

Terça-Feira, 18 de Junho de 2019, 14:15:03


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 

 
 
Artigos

Artigo 1.403 - ROI em Social Media
Bianca Furtado

Existem várias maneiras de determinar os benefícios de uma campanha em Social Media, porém a dificuldade em mensurar os resultados e estabelecer os objetivos de forma clara faz com que exista certa desconfiança por parte das empresas, principalmente quando se trata de ecommerces.

De acordo com pesquisa da Consultoria Maksen, 40% dos empresários brasileiros acreditam que estar nas redes sociais não agrega valor aos negócios. Eles dizem que o investimento não compensa os riscos de manter a presença nas redes sociais. Além disso, 42% têm páginas estáticas e não interagem com os clientes. Eles não imaginam o que estão perdendo (ou deixando de ganhar)...

As empresas precisam entender o real impacto do trabalho em médio/longo prazo e perceber a importância do canal dentro da estratégia geral. É importante medir e monitorar os custos reais, calculando o investimento em pessoas, ferramentas e equipamentos para se ter dimensão do retorno do trabalho em Social Media.

Segundo pesquisa da Radian6 "ROI of Social Media: Myths, Truths and How To Measure", os profissionais de marketing que consideram a medição da campanha de mídia social com uma prioridade alta (55%), disseram as razões pelas quais medições são prioridades:

• 65% precisam melhorar a eficácia da campanha.

•59% precisam melhorar a integração de Social Media com Marketing.

•48% sentem pressão para relatar os resultados.

Já para profissionais que citam medição das mídias sociais como uma prioridade baixa (45%):

• 41% ainda estão experimentando Social Media.

• 19% não possuem métricas e objetivos definidos.

• 18% têm baixos orçamentos de Social Media.

O melhor caminho para definir o retorno da campanha em Social Media é entender os objetivos da ação - que devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e ter prazos definidos. Por exemplo, se seu objetivo é retorno financeiro, você deve se preocupar com aumento de vendas e recomendações de compra. Se seu objetivo é promover Interações, deve levar em consideração dados como tráfego gerado para site, quantidade de conteúdos postados e comentários recebidos.

No primeiro exemplo teremos como medir o retorno da ação, principalmente se a campanha tiver os links de produtos tagueados, histórico de vendas, previsão de receita e uma boa ferramenta de monitoramento. No segundo caso, podemos calcular as visitas, conteúdos e comentários, porém os resultados finais possuem aspectos subjetivos, que podemos chamar de "IOR" (Impact of Relationship).

O Estudo "Outlook 2012-13: Ecommerce" mostra que duas em cada cinco empresas de e-commerce estão medindo seus resultados em Social Media através das vendas (queda de mais de 20% em relação a 2011), enquanto o número de participantes em ações especiais (sorteios e concursos) se tornou a segunda principal métrica de mensuração, utilizada por 44%. A forma mais comum de mensuração ainda é através do número de seguidores ou fãs. Link do estudo completo: http://ow.ly/cFG9H

As métricas necessárias para avaliar o sucesso das campanhas em mídias sociais são específicas para cada marca, por isso não existe apenas uma resposta de como e o que medir em Social Media. Um vídeo sobre como as mídias sociais podem beneficiar toda a empresa divulgado na Pesquisa da Radian6 (citada acima) que vale assistir é: http://youtu.be/_59iJrYanw0.

Devemos lembrar que ROI não é uma métrica única. Por isso, é preciso criar indicadores levando em consideração os objetivos estratégicos e medir os resultados. Existem métricas básicas que indicam engajamento e penetração, porém serão esses seus indicadores de sucesso? O que é sucesso para uma marca pode não ser para outra. Para ser bem-sucedido em Social Media é preciso determinar porque você está fazendo a campanha, ter metas claras e medir os resultados.

Publicado em: 27/08/2012

Confira os comentários já feitos para este artigo:

 
VAGAS

  

VAGAS

CURRÍCULOS

Banner Rigel Botão Branco

Banner Guia Botão

Fundação Abrinq

Banner Call To Call Cotações

Banner Call To Call Cursos

Banner Call To Call sistema


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


 GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

Sistema Call To Call - 11 5579-0341

Website criado por interAmplitude