ISSN: 1678-4006
MHEscritórios

Terça-Feira, 18 de Junho de 2019, 01:40:44


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 

 
 
Artigos

Artigo 1.297 - A Geração Y no poder
Cíntia Bortotto

Atualmente, vivemos uma revolução no mundo corporativo. Isso porque a famigerada Geração Y, tão estudada e comentada por especialistas, não chegou apenas ao mercado de trabalho. Hoje, ela vive cargos de liderança e muitas adaptações estão acontecendo.

Os indivíduos desta geração são tecnologicamente superiores; tendem a ter entendimento global; necessitam de reconhecimento positivo periódico; desejam crescimento rápido na carreira e são imediatistas. Tecnicamente eles são muito sofisticados; são multi-tarefeiros, fiéis aos seus projetos, informais, autônomos e individualistas. Não abrem mão de gerenciar simultaneamente sua vida pessoal e profissional. Precisam se sentir "fazendo parte" do time: liderança por coletividade e inclusão.

Esta geração já está no poder e toma decisões ponderando seus valores e preferências. Por conta disso, temos notado algumas mudanças de postura das empresas, tais como:

As empresas têm investido em tecnologia e comunicação. Elas querem estar conectadas aos clientes, fornecedores, e especialmente com o consumidor final.

A presença nas redes sociais como forma de comunicação e formação de opinião também tem acontecido.

Assuntos como qualidade de vida e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho tendem a estar em questão com este grupo no comando; atenção principalmente para trabalhos part time ou parte do trabalho feito em home Office: eles são tendências que ganham cada vez mais força.

Valores como sustentabilidade e lealdade também tendem a ser valorizados.

A velocidade tanto de promoções como de tomada de decisão fica mais intensa.

O "Y" da questão

Mas, afinal, o que é a Geração Y? Retomando o que já abordei anteriormente nesta coluna, as gerações são grupos com características similares, tratados por meio de uma cronologia ou uma linha do tempo. Por estas características, entendemos valores, motivações, preferências no ambiente de trabalho, forma de se comunicar, forma de aprender, postura, forma de se relacionar, entre outros. Apenas para elucidar, temos:

- Nascidos antes de 1945 – tradicionais

- Nascidos entre 1946 e 1964 – Baby Boomers

- Nascidos entre 1965 e 1977 – Geração X

- Nascidos entre 1978 e 1995 – Geração Y

- Nascidos após 1995 – Geração Z

A Geração X muitas vezes ajuda a Y no ambiente corporativo, tanto com os BabyBoomers, como com os tradicionais, que é onde há maior atrito. Como a Geração Y é bastante questionadora, os tradicionais se ressentem muito desta postura, já que aprenderam a respeitar as regras e não questioná-las. O X tem um papel importante de tradução das gerações, já que é adepto das mudanças, mas de um jeito mais pragmático e não tão questionador.

A melhor forma de lidar com o choque das gerações é por meio do diálogo e do incentivo de feedbacks constantes, já que a Geração Y tem esta necessidade e, cada vez mais, as empresas têm estes profissionais na faixa etária de atuação. Conhecer as características de cada geração também facilita o entendimento entre elas. Isso pode ser feito através de palestras com especialistas.

A Geração X e a Y têm uma relação positiva. As maiores diferenças dizem respeito ao imediatismo que a Geração Y tem. A X lida melhor com a frustração, consegue protelar a recompensa, coisa que a Geração Y tem mais dificuldade. Enquanto o Y não entende como o X se sujeita a esperar, o X não entende como o Y não consegue adiar um pouco a recompensa. Como o Y precisa de limites claros, por conta da dificuldade em lidar com eles, o X tem de aprender a colocar estes limites, trabalhando uma comunicação clara e transparente.

O efeito Y

Os efeitos da Geração Y no poder têm mais relação com a valorização do meio ambiente, da relação de qualidade de vida e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Decisões ou projetos que envolvam estes temas terão a simpatia e por que, não dizer, a posição favorável desta nova geração.

Com a Geração Y tomando decisões, teremos empresas cada vez mais verdes e focadas no consumidor final. Veremos toda uma cadeia envolvida com estes novos valores, desde os fornecedores até os consumidores. Isso tende a ser feito por meio de uma comunicação clara, transparente e direta, em uma velocidade nunca vista antes.

Seja qual for sua geração, siga confiante e boa sorte!

Publicado em: 27/01/2012

Confira os comentários já feitos para este artigo:

 
VAGAS

  

VAGAS

CURRÍCULOS

Banner Rigel Botão Branco

Banner Guia Botão

Fundação Abrinq

Banner Call To Call Cotações

Banner Call To Call Cursos

Banner Call To Call sistema


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


 GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

Sistema Call To Call - 11 5579-0341

Website criado por interAmplitude