ISSN: 1678-4006
MHEscritórios

Quinta-Feira, 20 de Junho de 2019, 04:53:18


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 

 
 
Artigos

Artigo 1.271 - Natal 3.0, época de encantar e contar uma boa história
Juliano Marcílio

Data carregada de significados emocionais e religiosos, o Natal é um dos períodos mais aguardados pelos varejistas. A situação não é diferente no e-commerce, que deve registrar no Natal de 2011 um crescimento de 30% em relação ao ano passado, segundo a e-bit.

Mesmo diante dessas perspectivas favoráveis, seria interessante que as empresas não se concentrassem exclusivamente em aumentar o tíquete médio de seus consumidores. Com sua forte carga simbólica, o Natal é um dos momentos mais propícios para se ampliar a base de clientes e aprofundar os laços com quem já compra ou já comprou em sua loja virtual e permitir uma experiência de consumo mais satisfatória que a simples aquisição de bens para si para amigos e familiares.

O marketing tem alguns desafios peculiares em períodos festivos. Se, para o setor de e-commerce, ainda de acordo com a e-bit, apenas o período de Natal equivale a aproximadamente 15% das vendas anuais, é forte ainda a disputa com a venda nas lojas físicas localizadas em ruas comerciais e shoppings que ficam lotados no período.

Para fugir da multidão e dos inconvenientes das lojas físicas, o brasileiro aprendeu a comprar online. Em 2011, o Natal pode ser um grande estímulo para alavancar ainda mais a adesão ao comércio eletrônico, e o marketing digital tem de apostar na relevância dos conteúdos, sem a qual qualquer mensagem de e-mail marketing cai no esquecimento, em meio à enxurrada de propagandas existentes na Internet.

Assim, mais que vender, o Natal é o momento de encantar, de contar boas histórias, de falar ao coração do consumidor e de procurar saber mais sobre ele. Estratégias precisas e flexíveis de e-commerce, como o e-mail marketing, apresentam vantagens inerentes à tecnologia, tendo no caráter analítico grande trunfo para facilitar o planejamento, antecipar tendências e otimizar gastos.

Para garantir a relevância da mensagem e atrair a atenção do cliente, nada melhor que, em sintonia com os princípios do Marketing 3.0, abrir as portas para ele. O Natal é o momento para trazer o cliente para perto de si, seja no processo de criação, com maior ênfase nas sugestões e na construção de produtos, promoções e facilidades, seja na atenção dedicada às causas que motivam os consumidores. Essas estratégias permitem estreitar o vínculo com os clientes, mantendo-os não na posição de meros consumidores, mas sim de participantes do processo de criação dos produtos e estratégias de marca.

Se o primeiro caso – à exceção da participação na criação das campanhas e promoções – necessita de maior tempo para gerar algum impacto, a busca por causas coletivas pode ser uma alternativa viável. Há de se preocupar em entender bem o público com o qual se trabalha, e em agir de forma sincera, integrando as ações ao dia a dia da empresa. Em tempos de transparência, crítica constante e memória virtual que não deixa escapar nada e perder credibilidade é uma possibilidade aterradora. Ganhar, porém, é a melhor forma de começar 2012 com crescimento garantido.

Publicado em: 25/11/2011

Confira os comentários já feitos para este artigo:

 
VAGAS

  

VAGAS

CURRÍCULOS

Banner Rigel Botão Branco

Banner Guia Botão

Fundação Abrinq

Banner Call To Call Cotações

Banner Call To Call Cursos

Banner Call To Call sistema


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


 GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

Sistema Call To Call - 11 5579-0341

Website criado por interAmplitude