ISSN: 1678-4006
MHEscritórios

Domingo, 18 de Agosto de 2019, 18:05:50


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 

 
 
Artigos

Artigo 1.267 - Sucesso no Facebook em oito passos
Fernando Mainardi

Não resta nenhuma dúvida que a maneira como as marcas interagem com os consumidores mudou demais nos últimos três anos. A influência e a relevância das chamadas mídias sociais ganharam corpo, importância e tornaram-se obrigatórias em qualquer estratégia de marketing. E, apesar de muito se falar em incluir mídias sociais nos planos, pouco se fala sobre como fazer isso da maneira correta.

Recentemente, assisti a uma conferência sobre como ter mais eficiência nos planos de comunicação utilizando o Facebook. O formato da conferência já mostrava que realmente as coisas estão mudando numa velocidade incrível. Tomei o meu assento, acomodei-me no conforto da minha sala na agência e fiz como outras quase três mil pessoas: através de uma webinar, seminário via web, tive acesso a informações que só conseguiria se viajasse a outro continente.

O Social Media Examiner.com apresentou histórias de empresas que incluíram o Facebook em seus planos de marketing e obtiveram sucesso por utilizar a plataforma de maneira adequada.

Alguns pontos mostram com clareza que a simples presença no Facebook não leva a lugar algum e não cria engajamento. Muitas marcas simplesmente replicam o conteúdo de seus sites em suas fan pages, um esforço absolutamente em vão. Usuários buscam integração, algo para compartilhar e fundamentalmente se sentir incluído e próximo das marcas. Também não basta ter milhares de fãs se a interação do usuário se limita a isso. É preciso trazer frequentemente o consumidor para sua página e fazer com que o conteúdo disponível seja sempre relevante.

De acordo com o Social Media Marketing Report de 2011, 75% das empresas ouvidas na pesquisa planejavam aumentar seus investimentos no Facebook nesse ano. No momento em que escrevo esse artigo, o Facebook tem 747.39 milhões de usuários, 26.83 milhões no Brasil e 31% dos usuários acessa o site diversas vezes ao dia. Um potencial gigante que deve ser explorado da maneira adequada.

Para isso, relaciono aqui oito sugestões para que a estratégia de comunicação se torne ainda mais poderosa.

1- Concursos criam engajamento e ampliam o alcance

Promover concursos através de sua página é uma solução muito interessante para que o consumidor possa interagir com as marcas, como a melhor foto de um cheeseburguer, a melhor resposta a uma pergunta, um vídeo que mostre a melhor performance com uma bola e outras tantas.

2- Fotos e vídeos são grandes chamarizes

A IdeaPaint é uma empresa que produz uma tinta que, quando aplicada, transforma qualquer superfície comum em uma lousa. Trata-se de uma empresa B2B que transborda para consumidores comuns seu posicionamento e seu produto. A estratégia se torna vencedora por meio do uso de vídeos inspiradores que mostram claramente como o produto é utilizado e, principalmente, como projetos de sucesso acontecem com auxílio da tinta. Disponibilizar esse conteúdo no Facebook deixa muito simples o compartilhamento e interação com os fãs, enriquecendo a experiência de marca.

3- Integre sua loja ao Facebook

Lojas online disponíveis no Facebook encurtam o caminho dos fãs até o produto. A PETCO, varejista americana de produtos para pets, trouxe todo o conteúdo de sua loja online para sua página no Facebook. É possível comprar com segurança, contar aos amigos o que foi adquirido, sem que o usuário saia de sua página. O mesmo acontece com a Threadless, loja de camisetas que mostra suas estampas em uma vitrine em sua página do Facebook, onde é possível curtir uma estampa, postar um modelo no mural ou ainda efetuar a compra redirecionando o internauta para o site da loja para que a transação seja feita com segurança.

4- Encoraje seus fãs a postar em sua página.

Atitudes simples, que permitam que os fãs dividam como utilizam seu produto ou algo que compraram, podem trazer o público para junto de uma marca e estimular envolvimento e participação. Perguntas simples como: "Qual o seu lugar favorito para comer um cheeseburguer?" ou "Para quem você daria o último biscoito do pacote?" são ótimos exemplos. Vale destacar que simplicidade e frequência correta são palavras chave para aumentar as chances de sucesso.

5- Guidelines que direcionam a interação com a sua página

A interação deve ser espontânea, mas algumas dicas podem ajudar a aumentar a aderência da interação do fã com a marca. Sugestões sobre o que postar e o que não postar devem ser feitas de maneira simpática e discreta. A intenção é deixar clara a política de moderação para que o usuário não se sinta censurado ou enganado quando algo que ele publicou for removido.

6- Use e abuse do Photo Strip e do avatar

O Photo Strip nada mais é do que as cinco fotos que aparecem na parte superior da página do Facebook. É uma das áreas mais nobres disponíveis e pode ser um grande atrativo. Produtos de destaque, mensagens de maior importância deve ser colocados no Photo Strip.

O avatar, outra área nobre do Facebook e corresponde a foto do perfil, também pode ser ricamente explorado. Avatares que são trocados regularmente geram fluxo recorrente a página. Criar uma unidade entre o avatar e o photo strip é também uma opção muito interessante.

7- Dê motivos para que curtam a sua página

Permitir que o usuário tenha acesso ao conteúdo da sua página apenas se ele curti-la é um recurso bastante simples e garante que todos os usuários que se interessem sobre a sua marca engrossem a lista de fãs. Condicionar acesso a vídeos, descontos exclusivos, vantagens, séries limitadas apenas para quem se engaja com sua página aproxima consumidores, cria o sentido de pertencimento e engaja fãs.

8- Matenha o fã em sua página

Acessar a página é fundamental, mas mais importante ainda é manter o fã conectado. Por isso, desenvolver um conteúdo relevante para o público é fundamental. Criar uma série de vídeos que conta uma história em capítulos e faz com que o acesso seja diário ajuda muito. Jogos e atividades lúdicas que promovam o contato com seu produto e o contato com outros usuários de maneira atrativa vai, com certeza, manter seu fã conectado por muito tempo a sua página.

O Facebook é uma plataforma poderosa e absolutamente estabelecida. O número estrondoso de usuários e a facilidade de interação e implementação podem tornar a rede social mais popular do mundo uma grande aliada.Por conta disso, muitas empresas buscam se inserir nesse cenário, mas é fundamental que isso seja feito com critério e principalmente com um cuidado muito grande com o conteúdo.

Com a abordagem correta, com certeza, sobrarão motivos para curtir.

Publicado em: 21/11/2011

Confira os comentários já feitos para este artigo:

 
VAGAS

  

VAGAS

CURRÍCULOS

Banner Rigel Botão Branco

Banner Guia Botão

Fundação Abrinq

Banner Call To Call Cotações

Banner Call To Call Cursos

Banner Call To Call sistema


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


 GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

Sistema Call To Call - 11 5579-0341

Website criado por interAmplitude