ISSN: 1678-4006
MHEscritórios

Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019, 04:29:15


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 

 
 
Artigos

Artigo 1.252 - Os quatro pilares da evolução da internet
Marcus Andrade

Desde que a internet chegou ao país, muitas mudanças e tendências foram surgindo e desaparecendo. Um ciclo natural e tecnológico que perdura por um período, gera negócios, movimenta pessoas e simplesmente é deixado para trás, para dar espaço a inovações.

Atualmente o Brasil conta com aproximadamente 75 milhões de internautas, segundo dados do Ibope Nielsen. Além disso, cerca de 53 milhões desses usuários possuem pontos de acesso à internet em casa. Esses números são reflexo do surgimento de novos 40 milhões de consumidores, a chamada nova classe C, que já representa 52% dos e-consumidores, de acordo com o e-bit.

E, com esses parâmetros vemos um potencial muito grande em torno de dois pontos: relacionamentos sociais e comércio eletrônico. As pessoas querem cada vez mais suprir suas necessidades e desejos de forma clara, ágil e com o maior nível de comodidade possível. Esse novo consumidor clama por personalização, ele gosta de se sentir importante, necessário. Ele passa a prezar aquilo que venha para agregar aos seus gostos, seu perfil.

Ele quer nada mais, nada menos, que o seu universo dentro do computador. Uma mescla de realidade virtual e mundo real. Ele quer o encontro desses mundos. Seus amigos próximos, recomendando produtos e serviços, compartilhando pensamentos, consumindo em grupo. E, essa é a última evolução que o avanço da internet nos trouxe. Mas quais são as bases desses dois pontos? Onde estão os alicerces dessas tendências?

E, dessa forma, alavancando o e-commerce e as redes sociais, podemos verificar quatro pilares que farão esse período da internet manter-se extremamente ativo pelos próximos anos, desenvolvendo negócios e criando oportunidades de mercado. São eles:

Geolocalização: As pessoas querem cada vez mais informações, conteúdos e produtos próximos a elas. Essa proximidade não se restringe mais somente a estar na cidade em que moram. Elas querem um diferencial, comodidade, querem que o que buscam esteja no bairro em que residem, cada vez mais perto de casa, do trabalho, de onde elas se encontram.

Mobilidade: Com a geolocalização, podendo encontrar o que está mais próximo, vem a necessidade de poder acessar o conteúdo a partir de qualquer plataforma, ou seja, o conceito de plataformas móveis. E, nesse conceito, vemos mais uma vez a conciliação entre a realidade virtual e o mundo real. As pessoas querem acessar um site, buscar um conteúdo por meio do celular, de tablets ou notebooks. Elas querem a liberdade de poder escolher de onde vão acessar, e na hora em que vão acessar.

Colaboração: Por natureza as pessoas buscam opiniões antes de consumir e tomar decisões. Elas querem as mais diversas opiniões. E, com isso, cada vez mais vem crescendo a importância da geração colaborativa de conteúdo. Com a criação colaborativa, as informações e opiniões são passadas de forma mais humana, isenta do profissionalismo de um crítico, que muitas vezes fica muito distante da nossa realidade.

Recomendações: Quem não gosta de tratamento personalizado? Receber somente aquilo que se interessa, ter indicações de conteúdo, informações e produtos que tenham a ver com seu gosto pessoal, com seu estilo? A internet aliada à tecnologia tem essa capacidade de personalizar e recomendar. Levar somente aquilo que interessa ao usuário, fazer recomendações relevantes, criando uma relação de proximidade com o internauta.

Esses quatro pilares irão mudar a forma com que as pessoas consomem a internet e consomem na internet. Com esses conceitos, as redes sociais e o e-commerce desenvolvem-se continuamente, gerando o social-commerce.

A realidade já é essa! A partir de agora, com mais essa evolução no ciclo da internet, quaisquer negócios que venham a surgir no setor serão baseados nesses quatro pilares. Claro...até que venha uma nova onda...

Publicado em: 27/10/2011

Confira os comentários já feitos para este artigo:

 
VAGAS

  

VAGAS

CURRÍCULOS

Banner Rigel Botão Branco

Banner Guia Botão

Fundação Abrinq

Banner Call To Call Cotações

Banner Call To Call Cursos

Banner Call To Call sistema


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


 GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

Sistema Call To Call - 11 5579-0341

Website criado por interAmplitude