ISSN: 1678-4006
MHEscritórios

Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019, 15:45:04


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 

 
 
Artigos

Artigo 1.245 - Quem é a geração C?
Fernando Arbache


Para compreender melhor o que o mercado precisa desenvolveram-se diversas pesquisas para criar padrões de comportamento, percebeu-se que ao agrupar pessoas com intervalos de idades semelhantes e certa similaridade em seu comportamento, seja ele em seu gosto musical, o modo no qual se vestem, em como comprar ou em sua atitude no trabalho, em seu grupo de amigos, ou mesmo na sua forma de expressar. Ocorrem, a princípio, muitas mudanças devido às condições econômicas, sociais e tecnológicas que este grupo de pessoas é inserido.

Vamos exemplificar avaliando algumas gerações:

· Geração Baby Boomer é aquela que compreende as pessoas nascidas entre, 1946 e 1964 – um dos representantes desta geração foi Bill Clinton, nascido em 1946. Esta geração moldou o termo "American Way of Life", onde o maior desejo era o consumo. Os Boomers compraram bambolês, Frisbees, refrigeradores, carros rabo de peixe, etc. Buscaram inserir em sua cultura, um modo mais fácil de viver usufruindo de tudo que pudesse agregar em relação à qualidade de vida. Podemos então chamar esta geração de "Geração do Consumo";

· Geração X é a geração nascida em 1964, até final da década de 70. Alguns antropólogos definem o final desta geração em 1982. Os membros dessa geração lutavam pelos seus direitos com busca intensiva da liberdade, buscaram mais sua individualidade, foram mais criteriosos na escolha de produtos, focando qualidade. Indivíduos do sexo oposto passaram a ser mais valorizados, surgindo à revolução da mulher, a aceitação do divórcio, a possibilidade de tornar-se mãe solteira. O homossexualismo passou a ser tolerado, assim como, a união entre pessoas do mesmo sexo.

· Geração Y chegou à década de 1980 esta geração cresceu em meios a novos padrões de vidas, onde a liberdade era um dos pilares. Ao somar esta liberdade, surgiram pessoas que passaram a valorizar a interação como meio e consumo por conta do nascimento da internet. Por conta da internet, começou a ser promovido novos recursos de comunicação permitindo a esta geração transladar seus relacionamentos antes locais, passando a serem globais. O acesso a informações em um clique os tornou menos pacientes, fazendo com que o tempo passasse a ter dimensões distintas, com intervalos e cada vez menores. Esta geração inaugurou um novo modo de viver compartilhando tudo, desde sua vida pessoal, até seus conhecimentos.

A pergunta é, qual é a próxima geração?

Muito vem se falando em uma nova geração a qual denomino de "C", esse novo grupo é formado por pessoas após 2003, essa geração poderá gerar um grande impacto no mundo, podendo ser semelhante à ocorrida com o surgimento da Revolução Industrial. A internet passou a ser seu oxigênio, o acesso a internet tornou-se mais fundamental do que a velocidade do próprio computador, quando avaliado em termos de processamento, mais de 95% desta população têm computadores e em sua grande maioria tem perfis em alguma rede social, como o Facebook ou Orkut.

Em 2020 esta geração C representará 40% da população dos Estados Unidos, Europa e dos Brics e 10% do resto do mundo. Neste ano, eles já terão se tornado o maior grupo de consumidores em todo globo.

A geração C tem como princípio usufruir dos serviços que os aparelhos oferecem, tornando o hardware apenas um meio, podendo ser descartado logo que surgir um novo serviço, que o mesmo não consiga acessar. Estes grupos de pessoas estão conectados em tempo integral, ou seja, sempre conectado, como um celular que tenha acesso e poderá fazer suas comprar, portanto, as empresas necessitarão estar "ligadas" 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Atualmente, há 4,6 bilhões de usuários de celulares no mundo, 67% da população total, e 1,7 bilhão de usuários de internet. Em 2020, o número de pessoas usando a telefonia móvel alcançará 6 bilhões, quase 80% do globo, e 4,7 bilhões acessarão a web, principalmente por meio de dispositivos móveis. Com a conectividade a todo o momento, as vidas profissionais e pessoais das pessoas se misturarão

As redes sociais possibilitarão maior colaboração entre todos, aumentando intensivamente o universo de relações interpessoais. Os amigos deixarão de ser unicamente o de convívio na escola, ou no local onde se mora, para extrapolar as fronteiras, as culturas, a cor, credo e raça. Atualmente, um indivíduo tem na média, em seus contatos em redes sociais, entre 100 a 200 "amigos" que criticam as fotos, elogiam os pensamentos, sugerem atitudes com seus namorados e interferem em suas escolhas.

A privacidade será algo da geração X, que ficou para trás. Hoje todos podem saber quem eu sou, o que gosto, pra onde eu vou e o que eu faço. As redes sociais irão, de modo crescente, determinar os padrões de consumo mais específicos a cada comunidade, sendo necessário criar produtos que atendam, unicamente, aquele grupo de pessoas. Desta forma, será cada vez mais importante deixar que os consumidores criem seus próprios produtos.

O marketing viral se tornará essencial para o sucesso comercial de uma marca ou um novo serviço. Esta nova geração diferencia-se das outros por um aspecto totalmente diferente, que é a busca da qualidade de vida acima dos ganhos financeiros.

Porém, qual o motivo de chamá-las de C?

A maior característica deste grupo de pessoas, que é a CONECTIVIDADE. Connectivity em alemão, Connectivité em francês, Cysylltedd em galês, Connectiviteit em holandês, Connettività em italiano, Conectivitate em romeno, Conectividad em espanhol ou Connectivity em inglês. Se unirmos diversos povos, esta palavra iniciará com a letra C, excluindo, é claro, os idiomas que não usam o nosso alfabeto.

Esta é uma nova revolução que podemos ousar em chamar de "Revolução da Conexão". Portanto, podemos jogar fora os padrões até agora seguidos e começar uma nova história, que poderá ser contata nas telas do computador, ou do celular, ou do tablete, ou de qualquer coisa que esteja conectada.

Seja bem vindo a geração C!

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

Publicado em: 21/10/2011

Confira os comentários já feitos para este artigo:

 
VAGAS

  

VAGAS

CURRÍCULOS

Banner Rigel Botão Branco

Banner Guia Botão

Fundação Abrinq

Banner Call To Call Cotações

Banner Call To Call Cursos

Banner Call To Call sistema


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


 GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

Sistema Call To Call - 11 5579-0341

Website criado por interAmplitude