ISSN: 1678-4006
MHEscritórios

Terça-Feira, 18 de Junho de 2019, 14:17:12


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 

 
 
Artigos

Artigo 1.230 - Shop.org 2011: o maior evento de comércio eletrônico do mundo
Alexandre Soncini

Nos dias 12, 13 e 14 de setembro foi realizado o Shop.org Annual Summit 2011, desta vez na cidade de Boston. Mais uma vez o evento foi muito bom, neste ano contando com a participação de mais de 150 brasileiros, sendo a maior delegação internacional, e mais de três mil participantes de outros países.

Além de todo conteúdo apresentado no evento por meio de palestras e workshops, um espaço de visitação com mais de 100 stands e o networking entre os brasileiros foi excepcional. É muito bom ver o comércio eletrônico brasileiro crescendo na mão de pessoas dedicadas, inteligentes e muito determinadas.

Estamos vivenciando uma evolução impressionante do e-commerce brasileiro que, inclusive, despertou interesse de todos os outros participantes do evento, além de podermos observar que o Brasil era sempre citado em algum momento nas palestras e conversas de bastidor.

O evento foi sustentado por dois pilares que direcionaram a maioria das palestras e workshops: "social commerce" e "mobile commerce". Do lado do social commerce existe uma única certeza, de que cada vez mais as redes sociais deverão estar conectadas às lojas virtuais e/ou vice-versa.

As redes sociais não aparentam ser mais uma bolha na internet, como foi o second life e alguns outros, e os lojistas virtuais precisam direcionar seu planejamento estratégico e ações de marketing para esse canal.

Uma incerteza que ainda é muito discutida é se a rede social deverá entrar nas lojas virtuais ou se as lojas virtuais deverão entrar nas redes sociais. E, acredito que somente o tempo irá nos dar a resposta. O importante é não deixar esse canal de lado.

Quanto ao mobile commerce, o assunto foi mais citado, quando comparado com o evento de 2010, dando ênfase, principalmente, ao uso dos tablets (iPad e Cia) como principal equipamento para realização de compras online através de redes 3G. No ano passado, os tablets quase não foram citados, o que demonstra a velocidade em que as mudanças estão ocorrendo.

Os celulares continuam sendo uma grande promessa, devido a sua grande penetração no mercado, mas devem ser direcionados a ações mais específicas quando falamos em compra online. É importante entender o perfil do consumo no celular, o sortimento e como oferecer seus produtos para ter os melhores resultados, já que no celular é necessário ser muito mais objetivo e direto.

Por fim, em Boston também visitamos a Harvard e o MIT e fiquei impressionado com a estrutura e metodologia de trabalho. Percebe-se que são detalhes que fazem muita diferença no dia-a-dia de quem está querendo aprender e ter um futuro de sucesso. É fácil entender porque os principais empreendedores do mundo já passaram por essas instituições. Até 2012!

Publicado em: 04/10/2011

Confira os comentários já feitos para este artigo:

 
VAGAS

  

VAGAS

CURRÍCULOS

Banner Rigel Botão Branco

Banner Guia Botão

Fundação Abrinq

Banner Call To Call Cotações

Banner Call To Call Cursos

Banner Call To Call sistema


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


 GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

Sistema Call To Call - 11 5579-0341

Website criado por interAmplitude