ISSN: 1678-4006
MHEscritórios

Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019, 04:39:35


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 

 
 
Artigos

O lado A e B das Compras Coletivas
Eliane Tanaka

Uma nova mania entre os internautas vem ganhando espaço e gerando lucros para as empresas no Brasil. As chamadas "compras coletivas" já são consideradas um fenômeno de sucesso da internet e são vistas como um negócio promissor. Através da nova forma de comprar, um site oferece um serviço ou produto com um grande desconto (mais de 50%), que dura em geral cerca de 24 horas. Mas devido à falta de organização e experiência com isso, muitas empresas estão apresentando falhas na hora de atender o público.

O número de pessoas que adquirem às ofertas online é cada vez maior. O desconto em produtos e serviços é atraente. Dentro do espaço de 24 horas é possível comprar, via cartão de crédito ou débito, produtos e serviços com desconto. Depois, o cliente tem um prazo de dias ou meses para consumir/usar a promoção comprada no estabelecimento.

Só que é aí por onde começa o problema. É possível perceber que uma parte dos estabelecimentos não se prepara para atender as reservas feitas pelos compradores virtuais. Eu mesma já comprei cupons de descontos para lanchonetes e restaurantes, nas quais as recepcionistas faziam cara feia quando tomavam conhecimento que era de compra coletiva. Isso é extremamente desagradável e ao invés da promoção fidelizar o cliente e gerar mais negócios no futuro com certeza tem o resultado contrário.

Tudo isso está causando uma imagem negativa para os estabelecimentos. Eu tenho que confessar que sou um pouco consumista e que estava fazendo uso dessa facilidade e as minhas amigas também. Entretanto agora "paramos" de comprar por causa do mau atendimento. Provavelmente após um período de sucesso de compras nos sites, acredito que a demanda caia. Com um contínuo atendimento ruim, o reflexo esperado é o de marketing às avessas.

É imprescindível que, além do bom preço, o estabelecimento ofereça um excelente serviço. Para que assim, através do bom e velho boca a boca, o estabelecimento ganhe novos clientes e admiradores.

Dia desses, tomei conhecimento de um site de compras coletivas que começou a trabalhar de forma diferente, tentando minimizar esses problemas. Neste, o consumidor que adquire a oferta no site paga 50% do preço total pela internet. O resto é pago no próprio estabelecimento, na hora de usufruir do serviço. Assim, os atendentes do local precisam manter a "gentileza" na hora de atender o cliente. Se não, correm o risco de espantá-lo, fazendo-o desistir da compra e sair sem pagar o restante, claro. Vejo isto como uma maneira para os estabelecimentos destinarem o mesmo atendimento e atenção a todos os clientes: os provenientes de ofertas ou não.

Fica aqui registrado o meu alerta.

Publicado em: 12/01/2011

Confira os comentários já feitos para este artigo:

 
VAGAS

  

VAGAS

CURRÍCULOS

Banner Rigel Botão Branco

Banner Guia Botão

Fundação Abrinq

Banner Call To Call Cotações

Banner Call To Call Cursos

Banner Call To Call sistema


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


 GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

Sistema Call To Call - 11 5579-0341

Website criado por interAmplitude