ISSN: 1678-4006
MHEscritórios

Domingo, 18 de Agosto de 2019, 18:36:53


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 

 
 
Artigos

Extensões da E-Aprendizagem: E-Training indo além do E-Learning
Ricardo Franco


O E-Training é uma modalidade de treinamento que complementa o E-Learning tradicional com algumas características importantes quando a não obrigatoriedade está presente e o incentivo se torna mais importante. A flexibilidade de acesso sob demanda é a mesma do E-Learning, mas vai além das fronteiras de relacionamento direto, atingindo usuários internos, externos, potenciais parceiros e clientes.

Acima de tudo, o conteúdo e formato devem ser motivadores e apresentados por instrutores reais com identidade, cargo e função relacionados ao conteúdo do E-Learning, trazendo credibilidade para a mensagem e criando um canal exclusivo de interação entre treinando e instrutor.

A E-Aprendizagem complementa a aprendizagem presencial sempre que há desafios geográficos de cobertura nacional, desafios de tempo para o treinamento (já que a execução pode ser feita sob demanda) ou necessidade de atualização frequente e simultânea de conteúdo.

A experiência mostra que há diversos usos da E-Aprendizagem. Existe um uso mais corporativo "B2B" para capacitação (Informação, Marketing, Vendas, Logística etc) e comunicação(Corporativa e Institucional). Contudo, o uso que tem mais crescido é o uso corporativo "B2C", mais direcionado à formação pessoal para informação e desenvolvimento de habilidades.

Novas modalidades de treinamento têm surgido e novas nomenclaturas estão sendo criadas como o "AdverTraining" (comunicação e treinamentos em forma de anúncios) e "EnterTraining" (treinamento em formato de entretenimento).

Muito se fala sobre o ROI da E-Aprendizagem, que com certeza deve levar em conta uma ampla definição de benefícios e investimentos, mas certamente não será tão rico se não houver acompanhamento do aproveitamento com alguma certificação. O feedback interativo e individual também deve produzir informações que, se usadas adequadamente, tornam-se inteligência de mercado a respeito de usuários e ambientes de negócio.

Exemplos reais podem produzir ROI calculado de forma tradicional bastante positiva, porém os benefícios contínuos, intangíveis ou indiretos, talvez sejam ainda maiores.

Quanto vale...?

1. Estimular a interação e colaboração dos usuários da E-Aprendizagem?

2. Ouvir diretamente as perguntas e feedback (positivo e negativo) dos usuários no momento do treinamento?

3. Ouvir os desafios de negócio em um canal direto e confidencial com a Matriz ou Fornecedor e poder tomar ações para cada região ou família de produtos?

4. Fidelizar o usuário: transformar o seu site de e-treinamento em um canal/portal de informação de acesso permanente dos usuários?

5. Ter acesso a milhares de vendedores em todo o Brasil que possuem a percepção do valor que a E-Aprendizagem traz para a sua capacitação e resultado pessoal?

A E-Aprendizagem...

1. Completa a aprendizagem presencial e o e-Learning tradicional.

2. Gera valor e credibilidade.

3. Demanda acompanhamento e investimento.

4. Traz benefícios além do financeiro / imediato.

5. É um tipo de comunicação corporativa em constante evolução.

Publicado em: 28/09/2010

Confira os comentários já feitos para este artigo:

 
VAGAS

  

VAGAS

CURRÍCULOS

Banner Rigel Botão Branco

Banner Guia Botão

Fundação Abrinq

Banner Call To Call Cotações

Banner Call To Call Cursos

Banner Call To Call sistema


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


 GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

Sistema Call To Call - 11 5579-0341

Website criado por interAmplitude